domingo, 28 de outubro de 2007

VERBETE

Atividade 2 Lista de Palavras
ÁCIDO
do Lat. acidus. m., Quím., substância capaz de formarções de hidrogênio quando dissolvida em água; composto hidrogenado em que o hidrogênio pode ser substituído por metais, para formar sais; substância que reage com uma base, formando um sal ou, por vezes, água; substância que tem um Ph inferior a sete; substância que torna vermelho o azul de tornesol; adj., acre; azedo; agro;
ARGUMENTO
do Lat. argumentus. m.,raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão; razão; prova; exposição sucinta; assunto; enredo; história preparada especialmente para cinema; discussão; alteração.
CÉLULA
do Lat. celula, pequena celas. f.,dim. de cela; casulo de semente; cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais; Med.,a mais pequena porção do organismo capaz de vida independente; cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos; pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos, etc.
MEMÓRIA
do Lat. memorias. fem, faculdade de conservar e reproduzir as ideias, imagens ou conhecimentos anteriormente adquiridos; a lembrança de qualquer coisa ou alguém; reminiscência; aptidão para recordar especialmente certas coisas; reputação; fama;nomeada; monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável; exposição sumária; {memorandum}memorandum; nota diplomática; apontamento para lembrança; requerimento ou nota explicativa em que se recorda a petição ou pretensão primitiva; memorial; dissertação sobre assunto científico ou literário apresentada em congresso, reunião, etc. ; Psic.,conjunto de funções psíquicas pelas quais temos consciência do passado como tal, que inclui a fixação, a conservação, a lembrança e o reconhecimento dos acontecimentos; Inform., parte de um sistema informático na qual as informações são introduzidas e conservadas e a partir da qual podem ser posteriormente recuperadas; o suporte físico destas informações; Electrón., conjunto de dispositivos e circuitos constituindo um sistema equivalente ao anterior, para armazenamento de informação em equipamento áudio e vídeo; (no pl.) narrações históricas escritas por testemunhas presenciais; (no pl.) escritos em que um autor narra factos mais ou menos ligados à sua pessoa ou à sua época.- colectiva: conjunto dos elementos culturais, sociais e históricos que constituem as referências colectivas de um povo; de elefante: grande capacidade de memorização; de grilo: memória fraca;-visual: faculdade de reter e lembrar posteriormente pessoas, coisas ou factos vistos; de cor; refrescar, recordar ou fazer recordar algo caído no esquecimento; varrer, esquecer.
TEMPO
do Lat. tempus. m.,duração limitada, por oposição à ideia de eternidade; período; época; sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro; meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenômenos na sua sucessão; certo período determinado em que decorre um facto ou vive uma personagem; oportunidade;ensejo; estação ou ocasião própria; prazo; duração; estado atmosférico; Mús.,cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda; duração de cada parte do compasso; Gram., flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos. loc. adv., a: oportunamente, em boa hora; a dois, a quatro, ciclos de funcionamento de um motor.
Tânia

Um comentário:

Tamara disse...

Olá, Tânia, sua atividade está correta e muito bem feita. Abs, Tamar.