sábado, 13 de outubro de 2007

Letramento e Capacidades de Leitura para a cidadania, de Roxane Rojo

As práticas didáticas de leitura e letramento escolar não desenvolvem de uma pequena parcela de capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente, aquelas que interessam à leitura para o estudo nas escolas, mas ser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso, é escapar da literalidade dos textos e interpreta-los, colocando os em relação com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social, é discutir com os textos, replicando e avaliando posições e ideologias que constituem seus sentidos, é enfim, trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação a ela.
Mais que isso, as práticas de leitura na vida são muito variadas e dependentes de contexto, cada um deles exigindo certas capacidades leitoras e não outras.
As práticas de letramento e de leitura escolar, em todas as disciplinas da educação básica, deveriam ser diversificadas e alargadas, de maneira a preparar nossos jovens para uma leitura cidadã, inclusive na escola.
O conhecimento sobre o conjunto de capacidades de todas as ordens que são requeridas nas diversas práticas de leitura vem crescendo acentuadamente com o desenvolvimento das pesquisas e teorias sobre leitura que tiveram lugar na segunda metade do século passado até hoje.
Podemos entender letramento não apenas como a apropriação do conhecimento do alfabeto, mas como um processo de apropriação das práticas sociais de leitura e de escrita, e naturalmente das capacidades nelas envolvidas.
Nossos alunos em diversos exames, como o ENEM, SARESP, SAEB, tidos como altamente insuficientes para a leitura cidadã numa sociedade urbana e globalizada altamente letrada, como a atual.
A autora argumenta que as práticas de leitura aos alunos concretiza-se uma função social e que ler e escrever são exercícios de cidadania, e que formar leitores é tarefa de todos e um grande desafio aos autores escolares.
Tânia

2 comentários:

Cid disse...

EXCELENTE! Muito bem!Vocês estão muito eficientes!

alcantara disse...

Cid,
Realmente a leitura é um dos caminhos mais eficientes e belos que conheço para se conquistar as belas coisas que a vida nos proporciona,crescimento, conhecimento, saber quais são nossos direitos e deveres, saber se argumentar e até mesmo parea conviver neste mundo de tanta diversidade.
Obrigada pela atenção com que tem se disposto para comentar as nossas tarefas.
Um grande abraço
Tânia