quinta-feira, 11 de outubro de 2007

6- Análise das propostas A e B de atividades de Escrita desenvolvidas a partirdo texto "O milagre brasileiro", da Fausto Boris. (Item c) .

Item c- Capacidades de escrita- Proposta A e Capacidades de Escrita - Proposta B.
As atividades propostas apresentam comandas distintas:

Atividade A - o professor solicita do aluno um texto resumo sem fornecer subsídios para a construção do texto, também não identifica a finalidade do texto.

Atividade B - nesta atividade o professor orienta os alunos através de uma comanda bem elaborada, dividindo os alunos em grupos, e através de pesquisas de subtemas, reconstruirão um período importante da história brasileira " Regime Militar".
Cada grupo deverá descrever características e relatos dos fatos referentes ao seu subtema e comentá-los, analisando os benefícios e consequências maléficas que trouxeram ao país.
Relatório histórico comentado. Considerar na escrita do texto que: os demais grupos precisam das informações e análises que vocês farão para poder compreender melhor o Regime Militar e os dias atuais; As informações devem ser localizadas quanto à origem de suas fontes, isto é, importa para a análise saber quem é o autor e de onde foram retiradas.
Texto escrito, os alunos farão um seminário para a classe...
A comanda da proposta B conduz o aluno em todas as etapas da construção e reconstrução da escrita do texto.Envolvendo relações entre os membros do grupo e com outros grupos, contextualizando e estabelecendo relações entre o texto e outros, entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente
Cida.

Nenhum comentário: