quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Capacidades de Leitura Proposta A e Capacidades de Escrita Proposta B

Proposta A
Em nossa análise , observamos que a proposta A, não é a ideal nem interessante, pois busca apenas a checagem da compreensão do texto.Os questionamentos são feitos após a leitura, predominando inferências locais isto é puramente objetiva.



Proposta B
Essa proposta na nossa opinião, é mais ideal, pois leva o aluno a ter conhecimento de mundo, estabelecendo relações entre um texto e outro, e entre o texto e sua realidade, fazendo inferências locais: desenvolvendo as habilidades de localizar e inferir informações implícita no texto (datas, épocas, símbolos, portador , autor e nomes), necessárias à compreensão do texto, porém insuficientes para possibilitar ao leitor fazer uma análise mais profunda, explorando por exemplo nas entrelinhas, a identificação da finalidade do texto, estabelecendo relação de causa e conseqüência de episódios narrados, resgatando o contexto histórico geral, habilidades que emergem através da inferência global.
Cida, Elvina, Magali e Tânia

3 comentários:

Cid disse...

Excelente. Acredito muito nas análises que fazem: sempre tão criteriosas e dedicadas. Abraços.

alcantara disse...

Cid,
O Curso está sendo muito produtivo, às vezes acho que deveríamos ter um tempo maior para explorar muito mais, porque as pesquisas e análises feitas são muito ricas.
Um grande abraço
Tânia

alcantara disse...

Cid, eu estou em constantes conflitos, pois a cada aula, preciso estar desconstruíndo e reconstruindo meus saberes. A aprendizagem é constante, e o curso mediado pela Tamar e você está ótimo. Parabéns.