Ler e escrever nos dias de hoje é uma condição de inclusão social, daí a responsabilidade e o compromisso de todas as áreas desenvolverem a competência leitora. A formação de cidadãos críticos e construtivos de uma sociedade democrática éum dos objetivos da educação nacional.
Cida e Tânia
Evidentemente que ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas, posto que a linguagem escrita é por si só instrumento de transmissão do saber, e forma de mantê-lo vivo, bem como transmiti-lo, de geração a geração
Suzana
Existem diversos textos que são apresentados a todo o momento em nosso cotidiano como uma forma de comunicação e intersecção com leitores. No entanto, esta relação só se concretiza no ato da leitura a qual se desenvolve a partir de várias habilidades cognitivas que devem ser desenvolvidas independentes das fronteiras das áreas de conhecimento. É necessário que todas as disciplinas estejam focadas na formação de um sujeito leitor e construtor de texto e de sentidos.
Postado por alessandra e adriana
Acredito que sim , pois o ato de ler e escrever esta presente em todos os momentos de nossa vida, inclusive nas diferentes disciplinas , é através da leitura e da escrita que o individuo vai expressar o seu entendimento e interpretação dos diferentes conteúdos e fatos da vida cotidiana.
Postado por VANY
A leitura e a escrita são partes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa de utilizar o texto para uma aquisição significativa da linguagem. Outras disciplinas devem utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado. Reconhecendo sua importância na sala de aula a utilização do texto deve acontecer com mais frequência e que este possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas do conhecimento.Todo educador deve tomar para si um pouco de responsabilidade de consolidar a leitura e a escrita na sala de aula através dos textos, porque mesmo sendo papel do professor de língua portuguesa sistematizar o ensino da língua todas as disciplinas devem ensinar a utilizar o texto de que fazem uso.
Postado por lemara
Segundo Bakhtin, quando um indivíduo fala/ escreve ou ouve/lê um texto, ele ativa seu conhecimento prévio do paradigma dos gêneros que ele teve acesso.Os professores das diversas áreas do conhecimento, podem e devem, atuar com o conceito de gêneros e com a classificação de tipos textuais ensinando-os a compreender estratégias discursivas com que se tecem os diferentes gêneros para que dessa forma os professores contribuam para a formação do aluno crítico.Viabilizando desta forma, os objetivos gerais da Educação Básica.
Idenir e Margareth.
É preciso considerar que o estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos.Ler e escrever é compromisso da escola, considerando que são objetivos de todas as disciplinas, dando oportunidade aos alunos de compreenderem os vários gêneros textuais nas diferentes esferas de circulação.
Partindo do pressuposto que o trabalho com a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento contribui para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade, deve-se envolver o trabalho de todos os professores nesse processo. Dessa forma, o professor, durante a leitura, deve tecer comentários sobre os textos lidos, possibilitando que o aluno construa suas hipóteses e torne-se autônomo em todas as áreas.
Postado por denize
LEITURA E ESCRITA
Com certeza. Acreditamos que uma não pode ser utilizada de forma separada da outra. Existe uma necessidade de relacionar o conhecimento pessoal com o sincronismo do mundo (diversidade), a fim de que possamos obter a capacidade de compreensão, apreciação e o desenvolvimento no seu todo.ARGUMENTAÇÃO: Chegamos a conclusão que Ler e Escrever caminham juntos. Porque, através disso, ele compreende as necessidades e a partir daí, constrói, interpreta e decodifica as suas estratégias. É uma relação de cultura com a história e o social, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro.
Postado por Maia
Através da leitura e da escrita busca-se realmente o saber construído, formando cidadãos conscientes de que cultura não se faz de um dia para o outro, mas sim com bons livros e conhecimentos em todas as áreas.
Tânia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cada área do ensino tem a sua própria linguagem, os seus termos. Seria impossível a um único ser humano conhecer minimamente as particularidades de todas as áreas, isso devido ao avanço da tecnologia e à velocidade que o conhecimento é trazido a tona. Será tarefa somente do professor de português ensinar a ler e escrever os textos de todas as áreas? Acredita-se que esta é uma tarefa do professor de matemática, de história, de geografia, de ciências, de artes, de educação física... Ler e escrever, deste modo, não é atividade exclusiva da aula de português, mas compromisso da escola como um todo.
Postar um comentário