Item A: - A proposta B fornece maiores informações para que os alunos possam ampliar conhecimento e atingir os horizontes, abordando os aspectos formais do texto e ocontexto de produção.
Tânia
domingo, 7 de outubro de 2007
Avaliação das Atividades do Primeiro mês
01) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
Sim. Este trabalho visa despertar a importância da leitura e escrita de forma geral. Saber se comunicar neste mundo da tecnologia, que é o responsável pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe, tão requisitado na atualidade e que nos leva a enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado, quem não sabe ler e interpretar fica desconectado do mundo do conhecimento. Refletir sobre este primeiro mês implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação é preciso que todos estejam envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A dimensão dada a este curso é muito significativa, não se trata, porém, de propor uma modificação radical na mentalidade das pessoas, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação na vida das pessoas.
02) O que você tem a dizer sobre compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
As experiências têm sido sobre tudo um crescimento muito amplo para mim, com certeza as aplicações no trabalho já estão acontecendo, inclusive as HTPCs já estão mais ricas.
03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
No início estava um pouco confusa, mas com as orientações recebidas da tutoras e dos colegas da turma, a produção e a interação passaram a ser mais fáceis, conseqüentemente o trabalho fluiu melhor.
04) Ocorrem mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim. Os gêneros utilizados têm sido incorporados ao ensino da língua, possibilitando seu engajamento no discurso, legitimado pela produção de conhecimento, via leitura, que depende do conhecimento de convenções formais, funcionais de gêneros discursivos. Através do processo ensino-aprendizagem, buscou-se desenvolver uma consciência sobre as diferentes possibilidades do discurso. O resultado do trabalho evidenciou a importância do conceito de gênero discursivo para os alunos em todas as áreas de conhecimento. Numa reflexão mais atenta, torna clara a necessidade que temos de mais subsídios sobre como se dá à produção de conhecimento através de gênero discursivo. O gênero discursivo e a capacidade de leitura e escrita levaram-me a buscar e compreender melhor o conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita. O ensino da leitura deverá ser em sua plenitude, uma vez que se trata de uma prática contínua da escola e fora dela, por ser também uma leitura de mundo, que os educandos e educadores, no intuito de que possam ler seu meio e interpretar a realidade que os cercam de maneira inteligente, consciente e crítica.
05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros discursivos podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
A partir das práticas discursivas, um conhecimento mais profundo da oralidade, permitiu-me compreender melhor o novo mundo da escrita, mais do que outra invenção individual, a escrita se transformou a consciência humana. A escrita não produz uma nova maneira de pensar, mas a posse de um registro escrito que pode permitir que se faça algo que antes parecia impossível, e depois poder reavaliar, estudar, reinterpretar e assim por diante. A leitura e escrita são importantes em termos da realização do que possibilita às pessoas, o alcance daquilo que objetivam ou a produção de novos objetivos.A exploração de esferas e gêneros discursivos são necessários para os conhecimentos quanto a interação imediata, quanto as práticas culturais e quanto ao gênero textual.
06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
A produção de texto compreende o desenvolvimento da capacidade de coordenar conhecimentos de vários níveis e atividades também diversificadas que estão em jogo no trabalho da escrita. O aluno precisa usar informações acerca das normas de notação da escrita, atentar para as normas gramaticais de marcação de concordância gramatical, usar recursos coesivos, organização de idéias e etc. Dessa forma o trabalho favorece a tomada de consciência acerca das decisões, e a escola oferece formas diferentes de trabalho, incentivando o aluno a desenvolver suas habilidades na leitura através da utilização da sala de leitura, sala de ambiente de informática, hora da leitura e projetos de correspondências, uma interação constante com o mundo da escrita. Na escola procura dinamizar a leitura como leitura de mundo e não pura e simplesmente leitura de palavras. Por isto o reforço à leitura e a escrita visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produto de novos conhecimentos, favorecendo o seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
Tânia
Sim. Este trabalho visa despertar a importância da leitura e escrita de forma geral. Saber se comunicar neste mundo da tecnologia, que é o responsável pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe, tão requisitado na atualidade e que nos leva a enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado, quem não sabe ler e interpretar fica desconectado do mundo do conhecimento. Refletir sobre este primeiro mês implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação é preciso que todos estejam envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A dimensão dada a este curso é muito significativa, não se trata, porém, de propor uma modificação radical na mentalidade das pessoas, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação na vida das pessoas.
02) O que você tem a dizer sobre compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
As experiências têm sido sobre tudo um crescimento muito amplo para mim, com certeza as aplicações no trabalho já estão acontecendo, inclusive as HTPCs já estão mais ricas.
03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
No início estava um pouco confusa, mas com as orientações recebidas da tutoras e dos colegas da turma, a produção e a interação passaram a ser mais fáceis, conseqüentemente o trabalho fluiu melhor.
04) Ocorrem mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim. Os gêneros utilizados têm sido incorporados ao ensino da língua, possibilitando seu engajamento no discurso, legitimado pela produção de conhecimento, via leitura, que depende do conhecimento de convenções formais, funcionais de gêneros discursivos. Através do processo ensino-aprendizagem, buscou-se desenvolver uma consciência sobre as diferentes possibilidades do discurso. O resultado do trabalho evidenciou a importância do conceito de gênero discursivo para os alunos em todas as áreas de conhecimento. Numa reflexão mais atenta, torna clara a necessidade que temos de mais subsídios sobre como se dá à produção de conhecimento através de gênero discursivo. O gênero discursivo e a capacidade de leitura e escrita levaram-me a buscar e compreender melhor o conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita. O ensino da leitura deverá ser em sua plenitude, uma vez que se trata de uma prática contínua da escola e fora dela, por ser também uma leitura de mundo, que os educandos e educadores, no intuito de que possam ler seu meio e interpretar a realidade que os cercam de maneira inteligente, consciente e crítica.
05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros discursivos podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
A partir das práticas discursivas, um conhecimento mais profundo da oralidade, permitiu-me compreender melhor o novo mundo da escrita, mais do que outra invenção individual, a escrita se transformou a consciência humana. A escrita não produz uma nova maneira de pensar, mas a posse de um registro escrito que pode permitir que se faça algo que antes parecia impossível, e depois poder reavaliar, estudar, reinterpretar e assim por diante. A leitura e escrita são importantes em termos da realização do que possibilita às pessoas, o alcance daquilo que objetivam ou a produção de novos objetivos.A exploração de esferas e gêneros discursivos são necessários para os conhecimentos quanto a interação imediata, quanto as práticas culturais e quanto ao gênero textual.
06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
A produção de texto compreende o desenvolvimento da capacidade de coordenar conhecimentos de vários níveis e atividades também diversificadas que estão em jogo no trabalho da escrita. O aluno precisa usar informações acerca das normas de notação da escrita, atentar para as normas gramaticais de marcação de concordância gramatical, usar recursos coesivos, organização de idéias e etc. Dessa forma o trabalho favorece a tomada de consciência acerca das decisões, e a escola oferece formas diferentes de trabalho, incentivando o aluno a desenvolver suas habilidades na leitura através da utilização da sala de leitura, sala de ambiente de informática, hora da leitura e projetos de correspondências, uma interação constante com o mundo da escrita. Na escola procura dinamizar a leitura como leitura de mundo e não pura e simplesmente leitura de palavras. Por isto o reforço à leitura e a escrita visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produto de novos conhecimentos, favorecendo o seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
Tânia
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Capacidades de Leitura Proposta A e Capacidades de Escrita Proposta B
Proposta A
Em nossa análise , observamos que a proposta A, não é a ideal nem interessante, pois busca apenas a checagem da compreensão do texto.Os questionamentos são feitos após a leitura, predominando inferências locais isto é puramente objetiva.
Proposta B
Essa proposta na nossa opinião, é mais ideal, pois leva o aluno a ter conhecimento de mundo, estabelecendo relações entre um texto e outro, e entre o texto e sua realidade, fazendo inferências locais: desenvolvendo as habilidades de localizar e inferir informações implícita no texto (datas, épocas, símbolos, portador , autor e nomes), necessárias à compreensão do texto, porém insuficientes para possibilitar ao leitor fazer uma análise mais profunda, explorando por exemplo nas entrelinhas, a identificação da finalidade do texto, estabelecendo relação de causa e conseqüência de episódios narrados, resgatando o contexto histórico geral, habilidades que emergem através da inferência global.
Cida, Elvina, Magali e Tânia
Em nossa análise , observamos que a proposta A, não é a ideal nem interessante, pois busca apenas a checagem da compreensão do texto.Os questionamentos são feitos após a leitura, predominando inferências locais isto é puramente objetiva.
Proposta B
Essa proposta na nossa opinião, é mais ideal, pois leva o aluno a ter conhecimento de mundo, estabelecendo relações entre um texto e outro, e entre o texto e sua realidade, fazendo inferências locais: desenvolvendo as habilidades de localizar e inferir informações implícita no texto (datas, épocas, símbolos, portador , autor e nomes), necessárias à compreensão do texto, porém insuficientes para possibilitar ao leitor fazer uma análise mais profunda, explorando por exemplo nas entrelinhas, a identificação da finalidade do texto, estabelecendo relação de causa e conseqüência de episódios narrados, resgatando o contexto histórico geral, habilidades que emergem através da inferência global.
Cida, Elvina, Magali e Tânia
Item 3 - Objetivos de leitura
Considerando que sempre damos um texto para o nosso aluno ler é porque temos objetivos em mente, as alternativas a seguir estão corretas. (B,C e E).
-b) Os objetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
-c) Adiantar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajudá-los no seu processo de compreensão.
-d) Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem realizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.
-b) Os objetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
-c) Adiantar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajudá-los no seu processo de compreensão.
-d) Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem realizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.
Item 2 - Responder como um só texto.
Na minha área de conhecimento circulam os gêneros científico ou acadêmico, na sala de aula circulam gêneros do cotidiano, extraídos principalmente dos livros didáticos, paradidáticos, jornais e revistas; com enfoque no conteúdo da minha área " ciências biológicas".
Geralmente os alunos apresentam dificuldades em todos os tipos de textos que lêem. Apresentam dificuldades na interpretação e em encontrar informações implícitas, além de não conhecerem os termos científicos. Acredito que as dificuldades que percebo nos meus alunos são consequências da falta de hábito de leitura, e da não familiaridade com textos impressos.
Cida
Geralmente os alunos apresentam dificuldades em todos os tipos de textos que lêem. Apresentam dificuldades na interpretação e em encontrar informações implícitas, além de não conhecerem os termos científicos. Acredito que as dificuldades que percebo nos meus alunos são consequências da falta de hábito de leitura, e da não familiaridade com textos impressos.
Cida
Atividade 2 - Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de textos
a) Item 1 Texto: Álcool, crescimento e pobreza
questão impressa extraída do ENEM/2007. Que conhecimentos e capacidades, competências ou habilidades os alunos deveriam ter desenvolvido para que pudessem responder corretamente a esta questão.
R: Deveriam ter desenvolvido os conhecimentos e capacidades de:
- Ativação de conhecimento de mundo "Perceber a irônia do texto".
- Antecipação ou predição
- Checagem de hipóteses
- Práticas de leituras
- Comparação de informação de várias ordens, advindas do texto, de seu conhecimento de mundo.
-Inferências locias e globais.
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ ou políticos:Discordando, concordando, criticando as ideologias, entender o contexto da política atual.
- Percepção de outras linguagens (imagens), além da linguagem escrita.
-Apreciações estáticas e / ou afetivas
- Perceber contrastes - Produção de riquezas e o trabalhador vivendo e trabalhando em condições miseráveis (Paradoxo).
"O texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alto tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza".
Cida.
questão impressa extraída do ENEM/2007. Que conhecimentos e capacidades, competências ou habilidades os alunos deveriam ter desenvolvido para que pudessem responder corretamente a esta questão.
R: Deveriam ter desenvolvido os conhecimentos e capacidades de:
- Ativação de conhecimento de mundo "Perceber a irônia do texto".
- Antecipação ou predição
- Checagem de hipóteses
- Práticas de leituras
- Comparação de informação de várias ordens, advindas do texto, de seu conhecimento de mundo.
-Inferências locias e globais.
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ ou políticos:Discordando, concordando, criticando as ideologias, entender o contexto da política atual.
- Percepção de outras linguagens (imagens), além da linguagem escrita.
-Apreciações estáticas e / ou afetivas
- Perceber contrastes - Produção de riquezas e o trabalhador vivendo e trabalhando em condições miseráveis (Paradoxo).
"O texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alto tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza".
Cida.
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