quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TAREFA FINAL ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA.

Curso de Atualização
Desenvolvendo as capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do conhecimento.
Dirigente Regional de Ensino – Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino – Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa – Tamar Naline Shumiski

Tarefa Final - Atividade 4
Análise de uma Proposta de Leitura e Escrita
Livro: Português:Linguagens
Autores: Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora: Atual
Ano: 2002

DESCOBRINDO QUEM SOU EU...

Muitos, muitos anos atrás.
Às vezes, ouvimos episódios da história da nossa família e não compreendemos bem...
Pessoas que nunca conhecemos, fatos de uma época estranha e distante...
Tudo parece adormecido no tempo, até que, vasculhando o porão de memórias, encontramos resposta à pergunta “Quem sou eu?”.
Minha história começa numa aldeia Italiana, muitos e muitos anos atrás...E continua na cidade brasileira de São Paulo, muitos e muitos anos atrás...Atrás, onde?...Lá, no tempo e no espaço da minha memória.
Eu tinha dez anos quando, com meu irmão Caetaninho, cheguei ao porto de Santos para reunir-me à metade brasileira de minha família: minha mãe, meu padrasto e os meus irmãozinhos nascidos no Brasil.
O mar, aquele grande mar que apaga os rastros de todos os barcos, apagara as imagens de minha infância: Domenico Gallo, meu pai, vovô Leone, pai de meu pai, vovó Catarina, mãe de minha mãe, todos sepultados num pequeno cemitério de aldeia. Vivos, mas sepultados na minha lembrança, ficavam, como um aceno de saudade, padre Cherubino, irmão de meu pai, e vovô Vincenzo, pai de minha mãe.
Eu estava em são Paulo, eu estava em 1990. Um mundo novo, um novo século, uma nova idade. O futuro era agora. E a menina que tinha vindo “fazer a América”, ia crescer, deitar ramos de flores e frutos, como uma árvore da Saracena, desarraigada e replantada em terra alheia....

O texto é uma perte do Livro A menina que descobreiu o Brasil, de Ilka Brumhilde Laurito. Quem conta a história é a protagonista, Fortunata,uma italianinha de 10 anos que, acompanhada de seu irmão chega ao Brasil para reencontrar a mãe e o padrasto. A história se passa no início do século XX, quando muitos italianos imigravam para o Brasil e se estabeleciam em São Paulo à procura de trabalho e concentravam em bairros como o Brás, o Bexiga e a Liberdade, onde ocorre a história.

Proposta de Trabalho

Leitura e discussão do texto em sala sobre a imigração.
Estudo do Texto: compreensão e interpretação, linguagem do texto, leitura expressiva do texto.
Trocando idéias:- Lendo textos do cotidiano, descobrindo sua certidão de nascimento em seus detalhas, sua origem, árvore genealógica.
Produção de Texto: Relato Pessoal, fatos que viveu há muitos anos, quando menina...
Fique ligado...Sugestões para complementar às pesquisas:
Vídeos – Central do Brasil, Cinema Paradiso, O balão branco, Filhos do Paraíso, o Jarro e Quero ser grande.
Sites:- www.museudapessoa.com.br
Depoimentos de suas avós (Cotidiano infantil de nossos avós)
Livros:- Mania de Explicação, Nas ruas do Brás, O menino Maluquinho e o Menino Marrom, Nasrudin, bisa bia bisa Bel, É difícil de entender, vô! E O dia de ver meu pai.

Após tantas leituras e pesquisas...Agora é a Sua vez...
Observar se os fatos acontecem no passado, em um tempo e espaço bem definidos, e se o narrador é protagonista. Ver se apresenta trechos descritivos e se a linguagem empregada está adequada aos leitores e ao gênero textual.

Postado por Tânia e Cida.

3 comentários:

Tamara disse...

Olá, professoras, parabéns pela participação no desenvolvimento do curso e na realização das tarefas finais. Vocês demonstraram muito compromisso e seriedade em todos os momentos. Apreciamos a atividade final e sentimos a ausência das considerações sobre as capacidades de leitura e escrita. Aguardamos vocês no próximo ano com essa mesma disposição e o mesmo entusiasmo. Abs, Cid e Tamar.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If ossible gives a last there on my blog, it is about the Aparelho de DVD, I hope you enjoy. The address is http://aparelho-dvd.blogspot.com. A hug.