quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TAREFA FINAL ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA.

Curso de Atualização
Desenvolvendo as capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do conhecimento.
Dirigente Regional de Ensino – Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino – Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa – Tamar Naline Shumiski

Tarefa Final - Atividade 4
Análise de uma Proposta de Leitura e Escrita
Livro: Português:Linguagens
Autores: Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Editora: Atual
Ano: 2002

DESCOBRINDO QUEM SOU EU...

Muitos, muitos anos atrás.
Às vezes, ouvimos episódios da história da nossa família e não compreendemos bem...
Pessoas que nunca conhecemos, fatos de uma época estranha e distante...
Tudo parece adormecido no tempo, até que, vasculhando o porão de memórias, encontramos resposta à pergunta “Quem sou eu?”.
Minha história começa numa aldeia Italiana, muitos e muitos anos atrás...E continua na cidade brasileira de São Paulo, muitos e muitos anos atrás...Atrás, onde?...Lá, no tempo e no espaço da minha memória.
Eu tinha dez anos quando, com meu irmão Caetaninho, cheguei ao porto de Santos para reunir-me à metade brasileira de minha família: minha mãe, meu padrasto e os meus irmãozinhos nascidos no Brasil.
O mar, aquele grande mar que apaga os rastros de todos os barcos, apagara as imagens de minha infância: Domenico Gallo, meu pai, vovô Leone, pai de meu pai, vovó Catarina, mãe de minha mãe, todos sepultados num pequeno cemitério de aldeia. Vivos, mas sepultados na minha lembrança, ficavam, como um aceno de saudade, padre Cherubino, irmão de meu pai, e vovô Vincenzo, pai de minha mãe.
Eu estava em são Paulo, eu estava em 1990. Um mundo novo, um novo século, uma nova idade. O futuro era agora. E a menina que tinha vindo “fazer a América”, ia crescer, deitar ramos de flores e frutos, como uma árvore da Saracena, desarraigada e replantada em terra alheia....

O texto é uma perte do Livro A menina que descobreiu o Brasil, de Ilka Brumhilde Laurito. Quem conta a história é a protagonista, Fortunata,uma italianinha de 10 anos que, acompanhada de seu irmão chega ao Brasil para reencontrar a mãe e o padrasto. A história se passa no início do século XX, quando muitos italianos imigravam para o Brasil e se estabeleciam em São Paulo à procura de trabalho e concentravam em bairros como o Brás, o Bexiga e a Liberdade, onde ocorre a história.

Proposta de Trabalho

Leitura e discussão do texto em sala sobre a imigração.
Estudo do Texto: compreensão e interpretação, linguagem do texto, leitura expressiva do texto.
Trocando idéias:- Lendo textos do cotidiano, descobrindo sua certidão de nascimento em seus detalhas, sua origem, árvore genealógica.
Produção de Texto: Relato Pessoal, fatos que viveu há muitos anos, quando menina...
Fique ligado...Sugestões para complementar às pesquisas:
Vídeos – Central do Brasil, Cinema Paradiso, O balão branco, Filhos do Paraíso, o Jarro e Quero ser grande.
Sites:- www.museudapessoa.com.br
Depoimentos de suas avós (Cotidiano infantil de nossos avós)
Livros:- Mania de Explicação, Nas ruas do Brás, O menino Maluquinho e o Menino Marrom, Nasrudin, bisa bia bisa Bel, É difícil de entender, vô! E O dia de ver meu pai.

Após tantas leituras e pesquisas...Agora é a Sua vez...
Observar se os fatos acontecem no passado, em um tempo e espaço bem definidos, e se o narrador é protagonista. Ver se apresenta trechos descritivos e se a linguagem empregada está adequada aos leitores e ao gênero textual.

Postado por Tânia e Cida.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

TAREFA FINAL - SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO - ITALO CALVINO

Curso de Atualização
Desenvolvendo as capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do conhecimento.
Dirigente Regional de Ensino – Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino – Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa – Tamar Naline Shumiski

Tarefa Final - Atividade 3
SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO – ITALO CALVINO

No livro o autor descreve requisitos de forma diversificada com a finalidade de que o leitor possa se entregar, literalmente, à leitura.
O autor deixa claro o quanto é necessário que o leitor esteja totalmente voltado à leitura de forma a afastar todo e qualquer pensamento, a não ser a ótica da leitura centrada em sua reflexão.
No decorrer de sua narrativa é convidativo que o leitor se recolha em seu íntimo, deixando divagar todo e qualquer pensamento para uma grande viagem que é a leitura.
O autor Ítalo Calvino, neste livro, aguça a vontade incessante de ler, estimular a percorrer inúmeros caminhos do conhecimento, o desejo de se aprofundar nas entrelinhas do mundo real entrelaçado com a fantasia e os sonhos (os devaneios) e só a leitura é que nos leva a percorrer caminhos excitantes e conhecedores, através das palavras Calvino nos coloca, que o mais importante é a disposição para leitura, buscando lugares ideais, que conseqüentemente nos leva ao conforto e à concentração, levando-nos a reflexão da importância da leitura nos dias de hoje.
Postado por Tânia e Cida

TAREFA FINAL - O MILAGRE BRASILEIRO - BORIS FAUSTO

Curso de Atualização
Desenvolvendo as capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do conhecimento.
Dirigente Regional de Ensino – Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino – Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa – Tamar Naline Shumiski

Tarefa Final - Atividade 2
O Milagre Brasileiro de Boris Fausto.

O período do milagre foi compreendido entre 1969 e 1973, chamado de milagre porque considerava os acontecimentos políticos, só que esses milagres beneficiavam os ricos e nunca os pobres.
Neste período houve um crescimento econômico com baixas taxas de inflação, investimento das indústrias automobilísticas, ampliação do crédito ao consumidor, arrecadação de tributos em capacidade maior, por parte do governo, excessiva dependência do sistema financeiro e do comércio internacional, disparidade entre os salários de trabalhadores de baixa qualificação e empregos nas áreas de administração de empresas e publicidade.
O Milagre Brasileiro foi um período de contradições, o povo brasileiro, ainda espera por um “milagre” realmente, que proporcione dignidade, respeito, direitos de igualdade para todos.
Postado por Tânia e Cida

TAREFA FINAL PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL - CARL SAGAN

Curso de Atualização
Desenvolvendo as capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do conhecimento.
Dirigente Regional de Ensino – Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino – Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa – Tamar Naline Shumiski

Tarefa Final - Atividade 1
Podemos Conhecer o Universo?Reflexões sobre um Grão de Sal. Carl Sagan
Ciência é procurar conhecer coisas, através de formulação de hipóteses e pesquisas, sempre baseada na experimentação, desafiar o desconhecido.
Lendo o texto e refletindo sobre o mesmo, percebemos que muitas vezes nos questionamos em que mundo vivemos? Como compreende-lo? Aonde chegamos? E porque estamos aqui?
Um grão de sal o que representa para nós, neste imenso Universo em que vivemos e não o conhecemos.
O autor neste texto nos leva ao mundo do conhecimento, em que muitas vezes questionamos e que não nos leva a uma explicação clara e objetiva, pensamos, refletimos sobre nossas vidas, nossa existência neste mundo tão imenso, que muitas vezes somos também este pequeno grão de sal, que dependendo da situação nos leva a desaparecer pelo vento, pelas águas, pela vida e chegamos a ser insignificantes.
Conhecer de fato o nosso universo parece tão difícil para nós seres humanos por ser uma complexidade imensa.
A terra faz parte deste Universo, somos um grão diante da imensidão, fazer parte do conhecido em busca do desconhecido é o que nos motiva a desvendar os mistérios e descobrir coisas novas na vida do ser humano.
Postado por Tânia e Cida

domingo, 4 de novembro de 2007

RELATÓRIO CIENTÍFICO
























Cida e Tânia








APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS

Atividade 11
As atitudes tomadas pelos trabalhadores, estavam demonstrando a insatisfação de cada trabalhador, suas revoltas pelo tratamento recebido pelos patrões, sua condições de trabalho e alimentação sub humanas.
Cida e Tânia

APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS

Atividade 10
O tratamento aos gatos, os animais, eram melhores que o tratamento dispensados aos trabalhadores, seres humanos.
Cida e Tânia

APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS

Atividade 9
Sim. Aquela cena representava o extermínio dos patrões, fim das humulhações e resgate de respeito e auto-estima, enquanto seres humanos.
Cida e Tânia

RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO

Atividade 8
O autor faz crítica em relação ao trabalho da época pré-industrial européia. O texto mostra as condições desumanas dos operários (aprendizes), enquanto que as condições dos mestres eram de bem estar e fartura.
Cida e Tânia

VOZES DO DISCURSO

Atividade 6
O recurso de linguagem utilizado pelo autor é a linguagem conotativa (ficção,irreal) e a denotativa (real).
Cida e Tânia

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO






Atividade3
Nome do Texto:- O grande Massacre de Gatos e Outros episódios da história Cultural Francesa.
Autor:- DARNTON, Robert (adaptado), Tradução de COUTINHO, Sônia.
Ano da publicação:- 1986. p. 103-7
Editora:- Graal
Esfera de Circulação:- Espaços Culturais.
Campo de Conhecimento:- História Cultural, relata a realidade cotidiana de um grupo social, comportamento, criando estratégias de vida.
Cida e Tânia



LEITURA DO TEXTO E CHECAGEM DAS HIPÓTESES

Atividade 2
Após a leitura do texto, percebemos que a nossa predição não estava muito distante, relacionamos com trabalhadores em suas péssimas condições de trabalho. Na verdade o texto trata de uma situação que aconteceu em 1730, onde trabalhadores tinham um tratamento muito inferior aos dos animais, existindo uma grande revolta e descontentamento por parte dos trabalhadores, procuraram acabar com os animais.
Cida e Tânia

PREDIÇÃO

Atividade 1
Onde se passou o fato relatado?
O fato relatado se passou na França.
O que nos levou a esta hipótese foi a escrita apresentada com o nome da rua Saint-Séverin.
Cida e Tânia

PREDIÇÕES

Atividade 1
Qual a relação que pode haver entre a revolta de trabalhadores e um massacre de gatos?
A relação é de defesa e de ataque de ambos os lados, existem os seres humanos, homens que trabalham e homens contratados.
Cida e Tânia

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atividade 1 - Predições

Qual a relação que pode haver entre uma revolta de trabalhadores e um massacre de Gatos?
Revolta dos trabalhadores, pela condição de trabalho oferecida, e pelo tratamento desumano, proporcionado pelo patrão através do homem "Gato" o que contrata.
Tânia e Cida

Atividade 1 - Predições

Trabalhadores ficam revoltados , os gatos da rua estão morrendo. ´Quem está matando os gatos?

Mural de Ciências - Esquema - Cida