domingo, 28 de outubro de 2007

LEVANTAMENTO DOS VERBOS - PLANILHA

Postado por Tânia

LEVANTAMENTO DE VERBOS - GRÁFICO


Postado por Tânia

LEVANTAMENTO DOS VERBOS DE INSTRUÇÃO - TABELA


Postado por Tânia

LIVRO ESCOLHIDO

Atividade 3
Livro:- Português: Linguagens
Autores:- Willian Roberto Cereja - Thereza Cochar Magalhães
Editora:- Atual
Série:- Ensino Médio - Volume Único
Unidade 1:- A Comunicação, a Literatura sa Idade média ao Quinhentismo
Tânia

NAVEGANDO POR DICIONÁRIOS ON-LINE

Tânia

VERBETE

Atividade 2 Lista de Palavras
ÁCIDO
do Lat. acidus. m., Quím., substância capaz de formarções de hidrogênio quando dissolvida em água; composto hidrogenado em que o hidrogênio pode ser substituído por metais, para formar sais; substância que reage com uma base, formando um sal ou, por vezes, água; substância que tem um Ph inferior a sete; substância que torna vermelho o azul de tornesol; adj., acre; azedo; agro;
ARGUMENTO
do Lat. argumentus. m.,raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão; razão; prova; exposição sucinta; assunto; enredo; história preparada especialmente para cinema; discussão; alteração.
CÉLULA
do Lat. celula, pequena celas. f.,dim. de cela; casulo de semente; cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais; Med.,a mais pequena porção do organismo capaz de vida independente; cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos; pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos, etc.
MEMÓRIA
do Lat. memorias. fem, faculdade de conservar e reproduzir as ideias, imagens ou conhecimentos anteriormente adquiridos; a lembrança de qualquer coisa ou alguém; reminiscência; aptidão para recordar especialmente certas coisas; reputação; fama;nomeada; monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável; exposição sumária; {memorandum}memorandum; nota diplomática; apontamento para lembrança; requerimento ou nota explicativa em que se recorda a petição ou pretensão primitiva; memorial; dissertação sobre assunto científico ou literário apresentada em congresso, reunião, etc. ; Psic.,conjunto de funções psíquicas pelas quais temos consciência do passado como tal, que inclui a fixação, a conservação, a lembrança e o reconhecimento dos acontecimentos; Inform., parte de um sistema informático na qual as informações são introduzidas e conservadas e a partir da qual podem ser posteriormente recuperadas; o suporte físico destas informações; Electrón., conjunto de dispositivos e circuitos constituindo um sistema equivalente ao anterior, para armazenamento de informação em equipamento áudio e vídeo; (no pl.) narrações históricas escritas por testemunhas presenciais; (no pl.) escritos em que um autor narra factos mais ou menos ligados à sua pessoa ou à sua época.- colectiva: conjunto dos elementos culturais, sociais e históricos que constituem as referências colectivas de um povo; de elefante: grande capacidade de memorização; de grilo: memória fraca;-visual: faculdade de reter e lembrar posteriormente pessoas, coisas ou factos vistos; de cor; refrescar, recordar ou fazer recordar algo caído no esquecimento; varrer, esquecer.
TEMPO
do Lat. tempus. m.,duração limitada, por oposição à ideia de eternidade; período; época; sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro; meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenômenos na sua sucessão; certo período determinado em que decorre um facto ou vive uma personagem; oportunidade;ensejo; estação ou ocasião própria; prazo; duração; estado atmosférico; Mús.,cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda; duração de cada parte do compasso; Gram., flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos. loc. adv., a: oportunamente, em boa hora; a dois, a quatro, ciclos de funcionamento de um motor.
Tânia

VERBETE DE DICIONÁRIO PALAVRA TEMPO

TEMPO, s.m. duração calculável dos seres e das coisas; duração limitada; sucessão de dias, horas, momentos; período, época; estado atmosférico; os séculos; ensejo; estação ou ocasião própria; cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda; duração de cada parte do compasso; (Gramática) flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou ação dos verbos, loc. Adv.
Tânia

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

domingo, 21 de outubro de 2007

MICROCUS

O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua nitidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível, resultou a desgraça dos dois. Ela por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.Mas, o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.
Cida e Tânia

LINGUAGEM METAFÓRICA E LINGUAGEM CIENTÍFICA

Atividade 2 - Item G

a) No primeiro texto percebe-se os acontecimentos em suas entrelinhas, uso das afirmações comparativas de forma mais poética, no segundo texto é baseado em fatos, que fica mais fácil de compreender e dar mais sentido ao texto

b) No primeiro texto a linguagem é parada estática e o segundo texto obedece uma ordem dos fatos ocorridos é clara e objetiva, é direta, por si só já explica e conduz o leitor as suas conclusões, a compreensão se torna mais fácil..

Cida e Tânia

COMPARAÇÃO ENTRE TEXTOS

Atividade 2 - Item E
Primeiro Texto:- linguagem científica com muito sucesso com passar do tempo, atingiu seus objetivos.
Segundo Texto:- linguagem histótica científica, com passar do tempo houve regressão e não chegou onde pretendia chegar, houve decadência.
Cida e Tânia

TEXTO DE DOOLING E LANDMAN

Atividade 2 - Item D
Tema central de que se trata o texto - "Os olhos enganam"
Cida e Tânia

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN

Atividade 2 - Item C
  1. De que você acha que o texto trata? Pesquisa desafiadora, uma investigação para descobertas de novas terras, novos povos.
  2. Quem são as três irmãs? As três irmãs são as três caravelas, Maria, Pinta e Nina.
  3. Onde ficam as imensidões tranqülas, os picos e vales turbulentos? Planeta (Universo), calmaria do oceano e as tempestades enfrentadas, relevos do continente americano.
  4. A que se refere o termo gema? As riquezas encontradas nas terras, expansão da época, exploração por parte dos que aqui adentravam.
  5. Quem são as criaturas aladas? Os providos de asas, os conhecedores a população indígena
  6. Quem é o herói que o texto fala? Colombo.

Cida e Tânia

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ESQUEMA

Atividade 1 Características atribuídas a Ciência


ESQUEMA

Características da Ciência Carl Sagan Regularidades, Experimentação, Criticidade, Compreensão, Hipóteses, Observação, Atitude Crítica, Transformação, Aprefeiçoamento


Paul Davies
Descobertas
Descrição
Revelação
Previsão
Saber/Razão
Explicação
Tentativa e Erro
Compreensão
Concepção
Compreensão teórica
Determinação
Racionalização
Universalidade

Eugênio Garin
Contemplação
ESQUEMA



Características

MURAL DA CIÊNCIA II

Atividade 1- O que é ciências para os outros?
Segundo Paul Davies "A ciência tem que envolver mais que uma mera catalogação de factos, através da tentavia e erros".
O conhecimento científico é algo de especial que transcende a cultura.

Segundo Eugênio Garin "Ciência é uma das maiores atividades humanas é a contemplação da natureza e também muitos outras coisas".

Característica atribuídas pelos autores Paul Davies e Eugênio Garin:
  • Descobertas
  • Descrição
  • Revelação
  • Previsão
  • Saber/Razão
  • Explicação
  • Tentativa e Erro
  • Compreensão
  • Concepção
  • Compreensão teórica
  • Determinação
  • Racionalização
  • Universalidade
  • Contemplação
  • Informação
  • Divulgação
  • Formação
  • Entendimento
  • Características
  • Apreciação
  • Dinâmico
  • Processo
Cida e Tânia

sábado, 13 de outubro de 2007

Letramento e Capacidades de Leitura para a cidadania, de Roxane Rojo

As práticas didáticas de leitura e letramento escolar não desenvolvem de uma pequena parcela de capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente, aquelas que interessam à leitura para o estudo nas escolas, mas ser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso, é escapar da literalidade dos textos e interpreta-los, colocando os em relação com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social, é discutir com os textos, replicando e avaliando posições e ideologias que constituem seus sentidos, é enfim, trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação a ela.
Mais que isso, as práticas de leitura na vida são muito variadas e dependentes de contexto, cada um deles exigindo certas capacidades leitoras e não outras.
As práticas de letramento e de leitura escolar, em todas as disciplinas da educação básica, deveriam ser diversificadas e alargadas, de maneira a preparar nossos jovens para uma leitura cidadã, inclusive na escola.
O conhecimento sobre o conjunto de capacidades de todas as ordens que são requeridas nas diversas práticas de leitura vem crescendo acentuadamente com o desenvolvimento das pesquisas e teorias sobre leitura que tiveram lugar na segunda metade do século passado até hoje.
Podemos entender letramento não apenas como a apropriação do conhecimento do alfabeto, mas como um processo de apropriação das práticas sociais de leitura e de escrita, e naturalmente das capacidades nelas envolvidas.
Nossos alunos em diversos exames, como o ENEM, SARESP, SAEB, tidos como altamente insuficientes para a leitura cidadã numa sociedade urbana e globalizada altamente letrada, como a atual.
A autora argumenta que as práticas de leitura aos alunos concretiza-se uma função social e que ler e escrever são exercícios de cidadania, e que formar leitores é tarefa de todos e um grande desafio aos autores escolares.
Tânia

DEFINIÇÃO DE SENSO COMUM

Atividade 7
Senso comum é um conhecimento acumulado no cotidiano e se baseia na tentativa e erro. Faz julgamentos e estabelece projetos. Senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo. No senso comum não há análise, é o que usa no cotidiano, o que é natural, o que pensa que é verdade.
Tânia

Resumo O Universo é cognoscível.

Atividade 6
Se o universo tivesse leis naturais que governassem seu comportamento com o mesmo grau de regularidade das leis que determinam a estrutura do sal, então o universo seria cognoscível. Mesmo que houvesse muitas leis desse tipo, cada uma de complexidade considarável, os seres humanos poderiam ter capacidade de endendê-las todas. Mesmo que tal conhecimento excedesse a capacidade do cérebro de estocar informação, poderíamos guardar informações adicionais fora de nossos corpos.
Tânia

Generalizações parciais, seleção e síntese.

Atividade 5
A - 1, B 10, C 11, D 14, E 7, F 9, G 15, H 2, I 6, J 3, K 8, L 14, M 13, N 4, O 5.
Após comentários no forum, as alterações foram realizadas de forma correta, as alternativas que estavam incorretas.
Tânia

Definição do Fazer Científico

Atividade 4
A ciência é baseada na experimentação, é um desafio constante. Precisamos de muita coragem para enfrentar o universo e conhecê-lo.
Tânia

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

MURAL DA CIÊNCIA

Atividade 2
Aspectos que caracterizam a ciência:

- Pesquisa

- Investigação

- Ampliação de conhecimento

- Criatividade

- Transformação do mundo

- Transformação do homem

- Busca

- Mudança

- Definições

- Reflexões

- Experiências

- Descobertas
Cida e Tânia

MURAL DA CIÊNCIA

Atividade 1
Ciência é conhecimento e busca compreender sobre todas as coisas, ver o universo como é, analisar o mundo de forma crítica, satisfazendo as necessidades do ser humano.
Tânia
Consiste em descobrir e explicar as leis dos fenômenos.
Cida

Item d - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÀREAS?

A aprendizagem é o resultado da complementaridade aluno - professor - conteúdo, fato - contexto, eu - mundo.
Penso que a leitura e a expressão escrita não podem conviver com o medo, a cobrança descabida, a punição. Tampouco podem conviver com o descaso e a repetição mecânica. Se como educadores temos medo de escrever e que não gostamos de ler, e os nossos alunos não nos vêem lendo e nem escrevendo, como criaremos boas chances de envolvimento verdadeiro dos alunos nessas atividades de leitura e escrita?
Como educadores, sabemos que nunca acabam as possibilidades de mudança, ainda que ela seja mais custosa. Não podemos nos agarrar às nossas dificuldades e travar o crescimento dos alunos.
Esta é uma responsabilidade nossa: descortinar para eles as possibilidades da leitura e da escrita como parte importante do desenvolvimento da cidadania, do seu estar-no mundo.
Cida.

6- Análise das propostas A e B de atividades de Escrita desenvolvidas a partirdo texto "O milagre brasileiro", da Fausto Boris. (Item c) .

Item c- Capacidades de escrita- Proposta A e Capacidades de Escrita - Proposta B.
As atividades propostas apresentam comandas distintas:

Atividade A - o professor solicita do aluno um texto resumo sem fornecer subsídios para a construção do texto, também não identifica a finalidade do texto.

Atividade B - nesta atividade o professor orienta os alunos através de uma comanda bem elaborada, dividindo os alunos em grupos, e através de pesquisas de subtemas, reconstruirão um período importante da história brasileira " Regime Militar".
Cada grupo deverá descrever características e relatos dos fatos referentes ao seu subtema e comentá-los, analisando os benefícios e consequências maléficas que trouxeram ao país.
Relatório histórico comentado. Considerar na escrita do texto que: os demais grupos precisam das informações e análises que vocês farão para poder compreender melhor o Regime Militar e os dias atuais; As informações devem ser localizadas quanto à origem de suas fontes, isto é, importa para a análise saber quem é o autor e de onde foram retiradas.
Texto escrito, os alunos farão um seminário para a classe...
A comanda da proposta B conduz o aluno em todas as etapas da construção e reconstrução da escrita do texto.Envolvendo relações entre os membros do grupo e com outros grupos, contextualizando e estabelecendo relações entre o texto e outros, entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente
Cida.

domingo, 7 de outubro de 2007

Forum Ler e Escrever deve ser um compromisso de todas as áreas

Ler e escrever nos dias de hoje é uma condição de inclusão social, daí a responsabilidade e o compromisso de todas as áreas desenvolverem a competência leitora. A formação de cidadãos críticos e construtivos de uma sociedade democrática éum dos objetivos da educação nacional.
Cida e Tânia

Evidentemente que ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas, posto que a linguagem escrita é por si só instrumento de transmissão do saber, e forma de mantê-lo vivo, bem como transmiti-lo, de geração a geração
Suzana

Existem diversos textos que são apresentados a todo o momento em nosso cotidiano como uma forma de comunicação e intersecção com leitores. No entanto, esta relação só se concretiza no ato da leitura a qual se desenvolve a partir de várias habilidades cognitivas que devem ser desenvolvidas independentes das fronteiras das áreas de conhecimento. É necessário que todas as disciplinas estejam focadas na formação de um sujeito leitor e construtor de texto e de sentidos.
Postado por alessandra e adriana

Acredito que sim , pois o ato de ler e escrever esta presente em todos os momentos de nossa vida, inclusive nas diferentes disciplinas , é através da leitura e da escrita que o individuo vai expressar o seu entendimento e interpretação dos diferentes conteúdos e fatos da vida cotidiana.
Postado por VANY

A leitura e a escrita são partes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa de utilizar o texto para uma aquisição significativa da linguagem. Outras disciplinas devem utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado. Reconhecendo sua importância na sala de aula a utilização do texto deve acontecer com mais frequência e que este possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas do conhecimento.Todo educador deve tomar para si um pouco de responsabilidade de consolidar a leitura e a escrita na sala de aula através dos textos, porque mesmo sendo papel do professor de língua portuguesa sistematizar o ensino da língua todas as disciplinas devem ensinar a utilizar o texto de que fazem uso.
Postado por lemara

Segundo Bakhtin, quando um indivíduo fala/ escreve ou ouve/lê um texto, ele ativa seu conhecimento prévio do paradigma dos gêneros que ele teve acesso.Os professores das diversas áreas do conhecimento, podem e devem, atuar com o conceito de gêneros e com a classificação de tipos textuais ensinando-os a compreender estratégias discursivas com que se tecem os diferentes gêneros para que dessa forma os professores contribuam para a formação do aluno crítico.Viabilizando desta forma, os objetivos gerais da Educação Básica.
Idenir e Margareth.

É preciso considerar que o estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos.Ler e escrever é compromisso da escola, considerando que são objetivos de todas as disciplinas, dando oportunidade aos alunos de compreenderem os vários gêneros textuais nas diferentes esferas de circulação.
Partindo do pressuposto que o trabalho com a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento contribui para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade, deve-se envolver o trabalho de todos os professores nesse processo. Dessa forma, o professor, durante a leitura, deve tecer comentários sobre os textos lidos, possibilitando que o aluno construa suas hipóteses e torne-se autônomo em todas as áreas.
Postado por denize

LEITURA E ESCRITA
Com certeza. Acreditamos que uma não pode ser utilizada de forma separada da outra. Existe uma necessidade de relacionar o conhecimento pessoal com o sincronismo do mundo (diversidade), a fim de que possamos obter a capacidade de compreensão, apreciação e o desenvolvimento no seu todo.ARGUMENTAÇÃO: Chegamos a conclusão que Ler e Escrever caminham juntos. Porque, através disso, ele compreende as necessidades e a partir daí, constrói, interpreta e decodifica as suas estratégias. É uma relação de cultura com a história e o social, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro.
Postado por Maia

Através da leitura e da escrita busca-se realmente o saber construído, formando cidadãos conscientes de que cultura não se faz de um dia para o outro, mas sim com bons livros e conhecimentos em todas as áreas.
Tânia

Capacidades de Escrita - Proposta A e Capacidade de Escrita - Proposta B

Item C:-
O texto Milagre Brasileiro, após uma análise mais detalhada e profunda, abordando a escrita, percebeu-se que a conclusão é a seguinte: A proposta A limita-se a uma fonte de pesquisa e a Proposta B é um trabalho mais amplo, melhor eleborado,leva a uma exploração maior, com mais argumentos. A propsta B sem dúvida é a melhor opção para exploração da escrita.
Tânia

Capacidades de Leitura - Proposta A e Capacidade de Leitura - Proposta B

Item B:- Proposta - A
-Localizar informação explícita no texto.
-Inferir, a partir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor.
-Reconhecer o efeito se sentido decorrente de determinadas formas lexicais.

Proposta - B
-Inferir uma informação implícita no texto.
-Estabelecer relações entre informações presentes no texto.
-Identificar a finalidade do texto.
-Estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados.
-Estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade.
Estabelecer realções entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente.
-Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.
Tânia

Síntese da Análise das Propostas A e B

Item A: - A proposta B fornece maiores informações para que os alunos possam ampliar conhecimento e atingir os horizontes, abordando os aspectos formais do texto e ocontexto de produção.
Tânia

Avaliação das Atividades do Primeiro mês

01) Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial e formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
Sim. Este trabalho visa despertar a importância da leitura e escrita de forma geral. Saber se comunicar neste mundo da tecnologia, que é o responsável pelo compartilhamento de idéias e sucesso dos trabalhos em equipe, tão requisitado na atualidade e que nos leva a enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado, quem não sabe ler e interpretar fica desconectado do mundo do conhecimento. Refletir sobre este primeiro mês implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação é preciso que todos estejam envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A dimensão dada a este curso é muito significativa, não se trata, porém, de propor uma modificação radical na mentalidade das pessoas, mas fazer com que haja reconhecimento do valor da comunicação na vida das pessoas.
02) O que você tem a dizer sobre compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
As experiências têm sido sobre tudo um crescimento muito amplo para mim, com certeza as aplicações no trabalho já estão acontecendo, inclusive as HTPCs já estão mais ricas.
03) Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
No início estava um pouco confusa, mas com as orientações recebidas da tutoras e dos colegas da turma, a produção e a interação passaram a ser mais fáceis, conseqüentemente o trabalho fluiu melhor.
04) Ocorrem mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
Sim. Os gêneros utilizados têm sido incorporados ao ensino da língua, possibilitando seu engajamento no discurso, legitimado pela produção de conhecimento, via leitura, que depende do conhecimento de convenções formais, funcionais de gêneros discursivos. Através do processo ensino-aprendizagem, buscou-se desenvolver uma consciência sobre as diferentes possibilidades do discurso. O resultado do trabalho evidenciou a importância do conceito de gênero discursivo para os alunos em todas as áreas de conhecimento. Numa reflexão mais atenta, torna clara a necessidade que temos de mais subsídios sobre como se dá à produção de conhecimento através de gênero discursivo. O gênero discursivo e a capacidade de leitura e escrita levaram-me a buscar e compreender melhor o conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita. O ensino da leitura deverá ser em sua plenitude, uma vez que se trata de uma prática contínua da escola e fora dela, por ser também uma leitura de mundo, que os educandos e educadores, no intuito de que possam ler seu meio e interpretar a realidade que os cercam de maneira inteligente, consciente e crítica.
05) Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros discursivos podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
A partir das práticas discursivas, um conhecimento mais profundo da oralidade, permitiu-me compreender melhor o novo mundo da escrita, mais do que outra invenção individual, a escrita se transformou a consciência humana. A escrita não produz uma nova maneira de pensar, mas a posse de um registro escrito que pode permitir que se faça algo que antes parecia impossível, e depois poder reavaliar, estudar, reinterpretar e assim por diante. A leitura e escrita são importantes em termos da realização do que possibilita às pessoas, o alcance daquilo que objetivam ou a produção de novos objetivos.A exploração de esferas e gêneros discursivos são necessários para os conhecimentos quanto a interação imediata, quanto as práticas culturais e quanto ao gênero textual.
06) Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
A produção de texto compreende o desenvolvimento da capacidade de coordenar conhecimentos de vários níveis e atividades também diversificadas que estão em jogo no trabalho da escrita. O aluno precisa usar informações acerca das normas de notação da escrita, atentar para as normas gramaticais de marcação de concordância gramatical, usar recursos coesivos, organização de idéias e etc. Dessa forma o trabalho favorece a tomada de consciência acerca das decisões, e a escola oferece formas diferentes de trabalho, incentivando o aluno a desenvolver suas habilidades na leitura através da utilização da sala de leitura, sala de ambiente de informática, hora da leitura e projetos de correspondências, uma interação constante com o mundo da escrita. Na escola procura dinamizar a leitura como leitura de mundo e não pura e simplesmente leitura de palavras. Por isto o reforço à leitura e a escrita visa ensinar e dar condições ao alunado para que se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produto de novos conhecimentos, favorecendo o seu crescimento cultural, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão dinâmico, participativo e leitor da realidade.
Tânia

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Capacidades de Leitura Proposta A e Capacidades de Escrita Proposta B

Proposta A
Em nossa análise , observamos que a proposta A, não é a ideal nem interessante, pois busca apenas a checagem da compreensão do texto.Os questionamentos são feitos após a leitura, predominando inferências locais isto é puramente objetiva.



Proposta B
Essa proposta na nossa opinião, é mais ideal, pois leva o aluno a ter conhecimento de mundo, estabelecendo relações entre um texto e outro, e entre o texto e sua realidade, fazendo inferências locais: desenvolvendo as habilidades de localizar e inferir informações implícita no texto (datas, épocas, símbolos, portador , autor e nomes), necessárias à compreensão do texto, porém insuficientes para possibilitar ao leitor fazer uma análise mais profunda, explorando por exemplo nas entrelinhas, a identificação da finalidade do texto, estabelecendo relação de causa e conseqüência de episódios narrados, resgatando o contexto histórico geral, habilidades que emergem através da inferência global.
Cida, Elvina, Magali e Tânia

Sugestão de LInk

www.releituras.com

Item 3 - Objetivos de leitura

Considerando que sempre damos um texto para o nosso aluno ler é porque temos objetivos em mente, as alternativas a seguir estão corretas. (B,C e E).
-b) Os objetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
-c) Adiantar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajudá-los no seu processo de compreensão.
-d) Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem realizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.

Item 2 - Responder como um só texto.

Na minha área de conhecimento circulam os gêneros científico ou acadêmico, na sala de aula circulam gêneros do cotidiano, extraídos principalmente dos livros didáticos, paradidáticos, jornais e revistas; com enfoque no conteúdo da minha área " ciências biológicas".
Geralmente os alunos apresentam dificuldades em todos os tipos de textos que lêem. Apresentam dificuldades na interpretação e em encontrar informações implícitas, além de não conhecerem os termos científicos. Acredito que as dificuldades que percebo nos meus alunos são consequências da falta de hábito de leitura, e da não familiaridade com textos impressos.
Cida

Atividade 2 - Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de textos

a) Item 1 Texto: Álcool, crescimento e pobreza
questão impressa extraída do ENEM/2007. Que conhecimentos e capacidades, competências ou habilidades os alunos deveriam ter desenvolvido para que pudessem responder corretamente a esta questão.
R: Deveriam ter desenvolvido os conhecimentos e capacidades de:
- Ativação de conhecimento de mundo "Perceber a irônia do texto".
- Antecipação ou predição
- Checagem de hipóteses
- Práticas de leituras
- Comparação de informação de várias ordens, advindas do texto, de seu conhecimento de mundo.
-Inferências locias e globais.
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ ou políticos:Discordando, concordando, criticando as ideologias, entender o contexto da política atual.
- Percepção de outras linguagens (imagens), além da linguagem escrita.
-Apreciações estáticas e / ou afetivas
- Perceber contrastes - Produção de riquezas e o trabalhador vivendo e trabalhando em condições miseráveis (Paradoxo).

"O texto mostra disparidade na agricultura brasileira, na qual convivem alto tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza".
Cida.